imagem top

2018

ANUÁRIO DO HOSPITAL DONA ESTEFÂNIA
REPOSITÓRIO MÉDICO CIENTÍFICO

logo chlclogo HDElogo anuario

CURSOS SATÉLITE

Fundamentação
A especialidade de Ortopedia e Traumatologia reúne em si um grupo de patologias que motivam a ida do doente ao serviço de urgência e a consultas. Apesar das características específicas da especialidade, há situações clínicas que intersetam as várias áreas da prática médica e que devem ser do conhecimento de todos os clínicos. Desta forma pretende‐se, nesta reunião, ilustrar aquilo que deve pertencer ao saber clínico de todo o médico, e quais as situações que devem ser referenciadas à Ortopedia e Traumatologia.

Fundamentação
O estudo clínico com intervenção, ou ensaio clínico, é um passo fundamental para a avaliação dos potenciais efeitos benéficos e dos riscos de intervenções em saúde. Os ensaios clínicos podem visar intervenções com finalidade de prevenção,tratamento ou reabilitação; as intervenções avaliadas podem ser medicamentos, nutrientes ou outros produtos, dispositivos, técnicas, estratégias de ensino ou de capacitação ou conjuntos de intervenções.
A indústria do medicamento e dos dispositivos médicos não abrange toda a gama de áreas de interesse da população e dos profissionais de saúde, pelo que existe um espaço cada vez maior para a realização de ensaios clínicos da iniciativa dos investigadores (ensaios clínicos académicos). Os responsáveis destes estudos são clínicos, maioritariamente sem experiência ou conhecimentos específicos na concepção, no desenho e na execução de ensaios clínicos. No entanto, a realização destes ensaios é responsabilidade das instituições de saúde de referência.
A diversidade dos contextos e das intervenções potencialmente visadas requer conhecimento metodológico específico. A responsabilidade associada à avaliação da eficácia e da segurança destas intervenções exige o cumprimento de requisitos éticos, organizacionais e legais. O Centro de Investigação do CHLC e o PtCRIN, da NOVA Medical School, estão vocacionados para apoiar ensaios clínicos académicos.

Fundamentação
Nas últimas quatro décadas assistiu‐se a uma revolução no tratamento de doenças respiratórias, surgindo novos fármacos que podem ser administrados por uma inúmera variedade de dispositivos inalatórios. A selecção correcta do dispositivo de inalação, associada a uma correcta técnica inalatória, são aspectos essenciais para o sucesso terapêutico. A frequência com que os profissionais de saúde contactam com doentes em que estas formas de terapêutica estão indicadas, justifica que conhecimentos sobre esta temática devam ser adquiridos.

Fundamentação
A elevada morbilidade/mortalidade decorrente de um processo de reanimação associada à sua baixa prevalência hospitalar obriga a um treino regular de reconhecimento e abordagem do mesmo, respeitando os procedimentos ligados à formação em reanimação já instituídos no Hospital de Dona Estefânia.